VOU DE TAXI…

Para aqueles que se perguntam sobre transportes no Egito e têm a ilusão que vão se virar bem por aqui, como se faz na Europa, aqui vai uma explicação que provavelmente vai abalar muito mochileiro por aí.

Se deslocar no Egito é realmente muito difícil. Mesmo com carro próprio as dificuldades são imensas. Você se perde nas ruas, não consegue decifrar as placas, fica horas trancado em engarrafamentos sem fundamento e a probabilidade de bater ou ser batido é de 20% no mínimo. Existem outras opções, porém não chegam a ser um alívio ou uma salvação.

Taxi no Egito é super barato, porém a maioria dos taxistas não fala inglês. Se você não souber exatamente para onde está indo, a probabilidade de erro é imensa (ou de golpe). Outro detalhe que deve interessar os mais “exigentes” é que as condições dos taxis são precárias. Quando digo precárias é nó sentido triplicado.

Taxi Comum

A maioria dos carros são aqueles Ladas de mil novecentos e lá vai rosquinha… Você senta no banco e recebe uma visão panorâmica… do asfalto! Sim, porque o carro quase não tem chão e muito menos janelas. Muito cuidado para não tocar em nada, pois além de poder quebrar você ainda leva um “tétanosinho” de graça. Geralmente o motorista está fumando e ouvindo uma música árabe ensurdecedora. Ele NUNCA tem troco, não usa o taxímetro e você ainda corre o risco de dividir a corrida com outro passageiro. Tempo é dinheiro…

Existem os taxis mais sofisticadinhos, porém são mais caros. Os de cor branca que você pode pegar na rua são os mais aconselháveis. Eles possuem tarifário, mas o motorista sempre te pedem uma gorgetinha alegando que a volta vai ser muito difícil. O ar condicionado geralmente está desligado e se você pedir para ligar, certamente receberá uma cara feia. Eles acham que gasta muito combustível…

Existem ainda os taxis “executivos”, os amarelos. Supostamente mais novos (jura!!). Você liga e o taxi vem te buscar em casa. Ahammmmmmmmmmmmm!!!

Ah se fosse simples assim…

Taxi Branco

Primeiramente que para você conseguir a ligação a espera é de aproximadamente meia hora ao telefone ouvindo aquela musiquinha amável. Segundo que se você mora longe do centro a ligação deve ser feita no dia anterior. Isso mesmo!! Impossível conseguir taxi para daqui a vinte minutos. Só de um dia para o outro Inshalah. Emergências nem pensar!!!

Por fim, a possibilidade do taxi não comparecer no lugar e hora marcados é quase de 100%. Certo dia eu precisava ir a casa de uma amiga e liguei para a central de taxis. Pedi para que o taxi me buscasse nove horas da manhã do dia seguinte. Confirmei o endereço tudo como de costume. No dia seguinte, estou eu, toda prontinha as nove e nada do taxi chegar. Esperei mai um pouco já que pontualidade não é um forte dos egípcios… Nada…

Taxi Amarelo

Liguei para a Central:

– Olá, você poderia me dizer se o meu taxi vai demorar muito?

– Ah Claro, um minuto que vou contatar o motorista.

Passaram-se alguns segundos e eis que…

– Sra. O taxi não está disponível!

– Como assimmmmmmm????????                                       

– Sinto muito Sra. Mas o taxi não está disponível.Ele não poderá ir buscar a Sra.

Naquele momento uma raiva absurda invadiu o meu ser e eu desabafei tudo no atendente…

– Vocês são uns incompetentes. Isso é um absurdo. É por isso que este país não vai para frente. Vocês fazem uma revolução para tirar um presidente do poder, mas não conseguem nem enviar um taxi direito!! @%&0*#! @%&0*#!

Advinha o que ele me respondeu?

– Sorry Sra.

Fui até a portaria do meu condomínio na esperança que os seguranças pudessem me ajudar. Inacreditavelmente eles tinham o telefone de um taxista que chegou em 15 minutos. Fiquei um pouco receosa porque você nunca sabe o que pode aparecer, mas até que o taxi era arrumadinho. Obviamente que ele cobrou bem mais caro do que o de costume mas… paciência!

Se você for do tipo aventureiro e quiser arriscar um ônibus… esqueça!!! Ônibus são raros de se ver por aqui. O mais comum são as Vans. Impraticáveis!!!

Imagine uma Van que comporta doze passageiros carregando trinta? É pé para fora do vidro, mão na cara do outro e bunda colada na janela. Para ajudar tem sempre um cidadão que resolve fumar no percurso. Sem considerar o fato que você nunca sabe qual o destino dela. Não tem plaquinha, nem visor nem número. Cada dia o motorista decide para onde ir. Para onde o vento levar…

Van

A maioria das Vans está literalmente caindo aos pedaços. Não possuem portas, muitas vezes nem assentos. Os pneus estão tão desgastados que o aço chega a aparecer, mas mesmo assim elas atingem uma velocidade de 120 km/h. Impressionante!!!

Suuuuuuuper Seguro!!!!

Elas andam como querem e param onde querem. Não existem paradas por aqui! Geralmente elas coletam os passageiros nas curvas e nas pontes. Onde houver uma saída de carros e onde NÃO houver um acostamento é ALI o lugar que a Van irá parar.

O Metrô é o mais praticável de todos os meios de transporte. Prático, seguro e até que é limpinho. Só têm um probleminha. Possui apenas duas linhas. Imagine uma cidade de oito milhões de habitantes com cerca de 300 km² de extensão, apenas com duas linhas de metrô??? Impossível!!!!  As linhas não abastecem nem 20% da cidade.

Metrô

A única opção é Norte e Sul. Circula apenas pelos principais bairros. Muitas vezes você tem que descer em uma estação e continuar o trajeto de taxi ou Van. Vale mais a pena pegar o taxi logo de cara. A diferença de economia é mínima.

Existem planos para a construção de mais rotas. Elas deveriam ficar prontas em 2010. Nem começaram ainda…

A esta altura eu realmente espero que você esteja se perguntando como é que EU faço para me virar por aqui!!!

Bom, se o marido não me leva eu pego o taxi!! Como??? Como der!!!

Para sair do meu condomínio é mais difícil, mas uma vez que eu estou na rua eu ataco o melhor carro que eu encontrar e seja lá o que Deus quiser!!!

Muitas das minhas amigas possuem motoristas (que nem é tão caro assim), mas infelizmente não é viável para nós. Vou me virando com o que dá. E até que me saio muito bem obrigado!

No começo era mais difícil. Tinha medo de pegar taxi sozinha, levar um golpe, me perder ou ser seqüestrada, vai saber. Depois de um tempo você se acostuma e passa até a ficar confiante demais. Hoje eu xingo, acerto preço, exijo o caminho e se bobear até arrisco um direita e esquerda em árabe (que é só até onde meu árabe vai).

Praticamente uma local!!!

Existe ainda a última possibilidade de locomoção: Camelos!!!

Acredite ou não ela é ainda utilizada por aqui. O problema é que manter um no meu pátio não ia ser lá muito agradável! Hahahahaha. Mas acredite: Seria a opção mais segura de todas!!!!

Beijos

11 comentários (+add yours?)

  1. Mia
    Jul 20, 2011 @ 16:11:49

    Adorei o teu relato!! É tal e qual =)) Me fez muito lembrar as minhas viagens aí… Adoro esse país, apesar de todos os probleminhas, mas Egito é Egito e não existe nenhum outro país árabe que se compare =))
    Beijoo

    Responder

  2. Sueli
    Jun 19, 2011 @ 20:08:27

    Amei a matéria

    Responder

  3. Sueli
    Jun 19, 2011 @ 20:07:18

    Adorei a matéria…

    Responder

  4. Sueli
    Jun 19, 2011 @ 20:06:33

    Puxa!!!Parece impossível se locomover no Egito…adoreiiii…

    Responder

  5. Glauce
    Jun 13, 2011 @ 16:05:41

    Vc foi muito bondosa dizendo que eles tem `música` árabe no taxi. É aquela reza deles, que eles pensam ter que ouvir o dia inteiro, parecendo mais uma lamentação do que outra coisa, num volume intolerável…

    Responder

  6. Mara
    Jun 13, 2011 @ 15:25:34

    Hheheheheeh…
    Ei vida ! A coisa por aí não é moleza mesmo!

    Responder

  7. Kiara
    Jun 13, 2011 @ 14:28:56

    Quer diz, que mal ele feZ!!!!!!!!!!!

    Responder

  8. Kiara
    Jun 13, 2011 @ 14:26:46

    Menina… que precariedade é essa??? Tratando-se do Egito?!?! Cidade dos Faraós, Potência da Idade Antiga??? Cidade Turística???

    Chocada!!!!!

    Que mal o Mubarak fez, hein?!?!?! :((((((

    Responder

Deixe um comentário

Quantos já passaram por aqui...

  • 593.905 acessos

del.icio.us

The best

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 378 outros subscritores