TUDO POR ÁGUA ABAIXO!

Palavra do dia:

Semana: Usbuu

*************************************************************************************************

Se me pedissem para escolher a coisa que mais me irrita aqui no Egito, certamente a primeira delas seria os SERVIÇOS, ou ainda, a QUALIDADE, ou então, a COMPETÊNCIA!! É terrivelmente impressionante como as coisas simplesmente não funcionam por aqui. Hoje vocês podem perceber que não estou de “bons amigos”, aliás, estou furiosa e frustradíssima. Vou contar para vocês o que anda acontecendo…

Logo que nos mudamos para esta casa, a cerca de quatro meses atrás, tudo parecia funcionar perfeitamente. A cozinha tinha todos os equipamentos novos, os móveis dos quartos eram ótimos, a sala, embora um tanto quanto vazia, era super bonitinha. O único problema era que a casa possuía somente um lavabo e apenas um banheiro. Já começa por aí né! Como é que eles podem construir uma casa de três quartos e apenas um banheiro??

Como estávamos muito cansados de procurar um lugar decente para morar e esta casa parecia ser uma ótima escolha, decidimos ficar com ela. A proprietária da casa foi extremamente prestativa e colocou os móveis que estavam faltando e nos ajudou em tudo aquilo que precisávamos. Mas, quando a esmola é demais o santo desconfia!

Com o passar dos dias os problemas na casa foram aparecendo.

O primeiro probleminha foi a instalação da internet que levou cerca de um mês. Como eu não sabia como funcionava, pedi a indicação da melhor empresa prestadora de internet a cabo daqui. Me indicaram uma tal de TEDATA. Liguei para a empresa e aparentemente era um procedimento simples. A atendente pegou meus dados, disse que o cabo já atendia a minha região (moro longe do centro), que era só comprar um roteador que eles mesmos forneciam por uma tarifa “básica” e em sete dias tudo estaria pronto. Inclusive viria um funcionário na minha casa entregar o roteador e pegar o dinheiro, não só do roteador, mas também do serviço. Neste momento eu questionei:

– Mas moça, eu nem comecei a usar a internet e vocês já querem me cobrar o serviço??

– É assim que funciona Madame. Amanhã o funcionário passará na sua casa e coletará o dinheiro.

– Hum, ok! (Eu queria muito a internet …)

Lembra do Inchaalá Bukra (Se Deus quiser amanhã)??

Pois é. O cara nunca apareceu. Ligava na empresa e eles me diziam bukra. Até que um dia eu fui a uma loja da TEDATA. Pedi ao atendente que verificasse qual o problema e foi aí que percebi como faltava senso de organização e lógica por aqui…

– O problema Madame, é que já existe uma linha de outro provedor instalada em sua casa.

– Mas porque a moça não me disse isso há duas semanas, quando pedi o serviço?

– É que é esse o nosso procedimento Madame. Este é o segundo passo. Verificar se o cliente pode receber o serviço.

– Ah Claro!!! Primeiro vocês cobram o dinheiro do cliente e depois verificam se ele pode ser atendido? Vocês são suuuuuuper espertos heim?E eu ficaria sabendo disso quando?

– É o procedimento Madame.

Vocês acham que eles não foram cobrar o dinheiro porque perceberam que eu já tinha outra linha? Hahaha!!! Sonhem!!! No outro dia a moça me liga dizendo que o funcionário iria a minha casa pegar o dinheiro, ainda naquela semana!!!

Resumindo, cancelei o serviço da TEDATA e fiquei com a empresa que já tinha o serviço instalado na casa. Uma tal de Link.Dot.Net. Até que foi fácil. A proprietária da casa pagou a prestação antiga que estava pendente, compramos um roteador e em três dias estávamos com o acesso ilimitado. Funcionou super bem…

Por uma semana…

Hoje, quando chegam oito horas da noite, a internet decide simplesmente não funcionar. A empresa diz que o problema é no telefone e a empresa de telefonia diz que o problema é na casa. A verdade é que as instalações são mal feitas e para resolver o problema devemos trocar toda a fiação da casa! Super simples!!!

Por favor, não me chamem depois das oito! Só estou disponível no horário comercial. Mas peraí, quando são oito horas no Egito, são quatro horas no Brasil. Isso no horário de verão brasileiro. Tem meses que chegam a ser até 6 horas de diferença. Fica super fácil falar com a família né??

Superado o problema da internet começou o problema de vazamento no. Lembra que eu disso que só tinha um banheiro?

– Amor, a pintura do teto está derretendo!!!

– Isto chama-se INFILTRAÇÃO Andréia!!!

– Showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww!!!!!!

Descobrimos que o problema era no vaso sanitário do banheiro que fica no andar de cima! Toda a vez que puxava a descarga, o teto desabava sobre nossas cabeças, literalmente. Meu pai e a namorada estavam para chegar e eu sabia que o problema se agravaria com mais gente na casa. Mesmo assim, fiz “vista grossa” e deixei para resolver o assunto depois que eles voltassem para o Brasil.

Outro detalhe. Estávamos no meio do Ramadan. E se as coisas já não funcionam nos meses normais, imagina no Ramadan. Iriam demorar o mês todo para consertar o problema.

Assim que as visitas foram embora, liguei para a proprietária da casa. Ela prontamente (ela definitivamente não parece egípcia) levou um encanador e consertou o problema!

Consertou?????

Só se foi a cara feia dele porque o teto continuava a se desintegrar. E agora não suficiente, a parede do banheiro começou a jorrar água. O banheiro ficava inundado!! Aquilo que começou como um problema interno das paredes estava agora, tornando-se um oceano!!!

Liguei de novo para a proprietária. Ela trouxe outro encanador.

O cara arrebentou a parede, trocou os canos, colocou silicone até dentro da banheira e…

…Hoje acordei com o banheiro alagado!!!

Para não encher mais vocês com meus problemas do cotidiano, vou contar apenas mais dois ok?

Dia destes estava lavando roupas na máquina (sim, eu aprendi!) e ouvi um barulho alto. Fui verificar e percebi que estava pisando sobre as águas. A máquina havia vazado (também). Chamamos o pessoal da assistência que, inacreditavelmente, veio no outro dia (desta vez o bukra funcionou).

Eu havia percebido que a água estava saindo por baixo da máquina, mas os “técnicos” não foram tão sagazes. Eles estavam terminando de concertar a porta da máquina quando eu, com TODO este meu árabe disse…

– A miyaah está saindo down!!!! (a água está saindo por baixo!!)

Eles me olharam e obviamente não entenderam. Me meti por entre os dois, nada comum para uma mulher no Egito e mostrei o problema. Algo que eles teriam notado se TIVESSEM LIGADO A PORCARIA DA MÁQUINA!!!

Quando eles viram a água saindo eles soltaram o famoso…

– Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!

Era apenas um caninho solto que eu rapidamente tratei de aprender a consertar. Toda vez que soltava eu ia lá, tirava a tampa da máquina e engatava o caninho de volta. Mas, como nada é fácil no Egitão, a máquina agora resolveu vazar pelo outro lado. Descobri que era excesso de roupas que eu colocava. Agora aprendi!! Lavo UMA toalha por maquinada!!! Quanta potência heim???? E olha que até consigo lavar duas fronhas juntas…

O último incidente foi com a geladeira. Lembra que falei que os equipamentos da cozinha eram novos? Certo! Mas eu nunca disse que eram bons não é? NUNCA!!!

A porta da geladeira sempre abre sozinha! Se você fecha o freezer abre a geladeira e vice-versa. Buenas!!! Estávamos cuidando para não deixar as portas abertas e certo dia, assim como todos os outros dias, me descuidei!! Ambas as portas ficaram abertas a noite toda. Eu estou acostumada com Brastemp!!!! Fazer o que!!!

O freezer havia descongelado todinho!! Atentem para o pequeno detalhe: Tinha uma Picanha, filha única, congelada! Não tem picanha aqui!!!!!! Nunca mais vou conseguir outra!!!!! Entendem a gravidade?? (Quem é gaúcho entende!!!)

Não satisfeita com o prejuízo causado, a geladeira decidiu então que não mais funcionaria!! Tipo assim: Cansei!!!! Não vou mais refrigerar a comida de vocês!

Entramos em pânico!! Tínhamos carne, frango, peixe. Fora a manteiga, os refrigerantes, as verduras… Tudo estava em risco de extinção.

Puxamos a geladeira para frente, tentamos ver onde estava o problema. Tiramos da tomada. Colocamos na tomada. Nada!!! Ela só soltava suspiros!!! Fomos dormir frustradíssimos!! Será que nada funciona aqui???? Juro que estava a ponte de chorar! Me debulhar em lágrimas parecia a solução para todos os problemas. Mas fui fortinha e respirei fundo!

No dia seguinte ela começou a dar o ar da graça novamente. Ela precisava de um tempo a coitadinha!!! Voltou a funcionar como nos velhos tempos. Bastou não ser aberta por dois dias. E eu aprendi a lição: Sempre cheque as portas!!!!

E assim vão-se os dias de minha vida. Molhados e descongelados… A expressão que mais digo nestas horas é “Welcome to Cairo”!!! Nada funciona, tudo demora e você não pode contar com ajuda!!! É tudo entre você e Aláh!!!

A Picanha??? Aláh foi misericordioso e salvou ela!!!

HAMDULILAH!!!!!

Beijão!!!

7 comentários (+add yours?)

  1. rosane
    Nov 24, 2010 @ 09:43:11

    ADOREI SEU BLOG!!!!!!!!!!!!!! MUITO INTERESSANTE E DIVERTIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!CONCORDO EM TUDO A RESPEITO DE CAIRO , ME VEJO EM SUAS HISTÓRIAS.
    “ESSE É O PROCEDIMENTO MADAME!!!!!!”

    Responder

  2. Julia
    Nov 19, 2010 @ 04:26:57

    Quando eu estava aí eu não me arrisquei a colocar internet via cabo (sempre ouvi horrores de funcionar quando queria o tal cabo) coloquei internet móvel e era uma maravilha!!!! Tinha internet direto sempre e sempre, só no Ramadam e que as coisas ficaram ruins mas depois continuou sendo ótimo. Coloquei internet da mobinil o valor na época era de 1gb de download por 100 LE. Para falar com a familia, postar fotos e usar skype, msn era muito bom. Recomendo!

    bjkas

    Responder

  3. Gomes :P
    Out 18, 2010 @ 13:05:15

    Andréia minha colega🙂 sem querer te causar mais danos(RAIVA!!!):

    Máis, vamos só por alto quando nós imaginarmos, ou seja: perguntarmos se a “COITADA” também SORRY!:D da PICANHA fosse outra carne em??rsrsrsrsrssrsr….. p. ex. … DE PORCO! OMG!!!!!!!:(

    Te desejo uma boa recuperação.Bjos

    Responder

Deixe uma Resposta

Quantos já passaram por aqui...

  • 336,119 acessos

del.icio.us

The best

RSS A História de uma gata

  • Memorial 19/05/2016
    Tá tudo certo. Resolvido. Jurado e sacramentado. Até que percebo uma leve alteração na respiração ao estacionar o carro e meu coração acelerar no elevador e bater na garganta quando chego na porta. Ela abre. Eu disfarço. Faço uma piada, enquanto minha mente me joga, sem dó, frames de sons, momentos e sensações. Me lembra que voltei a brotar ali .E eu penso n […]
    noreply@blogger.com (Fernanda Copatti)

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 354 outros seguidores

