O RAMADAN

Palavra do dia:

Coração: Qalb

****************************************************************************************

“” Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. (Ela) é paz, até ao romper da aurora!” (Alcorão Sagrado, Surata 97).

Hoje está começando o mês do Ramadan para os países Islâmicos. Esta é uma época muito especial para os muçulmanos. Vou ensinar a vocês um pouquinho sobre este assunto para num futuro Post, descrever como foi este mês para mim.  

O mês do Ramadan foi o mês da revelação do Livro Sagrado dos muçulmanos, o Alcorão. A data é baseada pela lua, portanto varia a cada ano, desta vez caiu no mês de Agosto. Foi neste período que ocorreu o que se costuma chamar de “Noite do Decreto”, onde supostamente deu-se o “fim da Ignorância” (sei, sei!!), ou seja, o homem recebeu os ensinamentos sagrados de Alá. Nesta época o povo islâmico dedica-se totalmente a Ele, reverenciando-o e agradecendo pelos seus ensinamentos.

Os muçulmanos acreditam que para você se tornar um ser puro, são necessárias algumas restrições. Durante o resto do ano, com exceção de algumas datas específicas, os muçulmanos podem “quase” tudo. No mês do Ramadan, quase nada (imagina pelo que passam as mulheres nessa época). Para eles é impossível alcançar a perfeição sem antes ser puro física e espiritualmente.

Dizem que durante os dias do Ramadan, as portas do Inferno se fecham, permanecendo abertas somente as portas do céu.  Mas se você pensa que é só ir entrando está totalmente enganado. Para garantir a sua passagem pelos portões divinos, são necessários alguns sacrifícios bem básicos. Você precisa estar puro para tal façanha e somente seguindo as regras ensinadas por Deus, através de Mohammed é que essa graça será alcançada.

A primeira regra é o nível comum de jejum. Nesta fase o povo se restringe de água e comida desde o alvorecer até o por do sol. É extremamente proibida qualquer forma de alimentação durante estas horas. Para vocês terem uma idéia, uma grande parte da população muçulmana não escova nem os dentes. Se já era agradável antes, imagina agora! Os trabalhadores têm sua carga horária reduzida (que você nem percebe a diferença já que eles não são adeptos ao trabalho mesmo) assim como as escolas. Isso ocorre porque as pessoas ficam fracas e sonolentas devido à falta de alimentação, então imaginem como fica o Cairo que antes, já não era um exemplo de agilidade.

Mas assim que o último raio de sol se põe no oeste, meus amigos, a cidade vira um verdadeiro caos. Todos saem às ruas para distribuir comida  (imaginem a forma de distribuição dessas guloseimas, heim?), amor e muitos, mas muitos abraços!!! (Fujaaaammmm!!!) Afinal esta é a época de amor e fraternidade. O trânsito fica um milhão de vezes pior e os restaurantes ficam abarrotados de gente!! Agora me pergunta se eu vou sair de casa??? “Bem Capaz”!! Detesto este excesso de solidariedade!!! Aliás, assim como no nosso Natal, penso que isso é uma hipocrisia. Deveríamos ser solidários, pacientes, amorosos e compreensivos todos os dias, mais ainda, se o objetivo é estarmos mais próximos de Deus, mas esta discussão dá muito pano pra manga então, não vou entrar em detalhes.

A segunda regra é o Jejum Especial. Aqui, é proibido comer, beber e adivinhem? Ter relações sexuais (Ainda Bem neh! Imagina dar beijinho com bafo??). Alguns mais fiéis estendem esta terceira até o fim do Ramadan, independente se noite ou dia, outros, acreditam que após o pôr do sol, tudo está liberado! Este é um dos mais altos níveis de purificação. Aqui a entrada ao céu está quase alcançada. Também é nesta fase que o fiel livra-se de todos os seus pecados, se redimindo e pedindo perdão. A fofoca, mentira, soberba, hipocrisia e qualquer outra forma de ” pecado oral” estão proibidos. Caso ocorra uma escorregadinha deve-se dizer “Oh minha língua!” e tudo fica bem (hehehehe). Somente assim você está puro para dirigir-se a Alá.

A terceira e última regra é o Jejum extra especial. Neste momento é praticado o jejum da mente. Nada, mas nada mesmo exceto Alá pode ocupar seus pensamentos. Você deve controlar seus pensamentos e suas ações, fazendo com que Ele esteja todo o tempo presente com você. A forma que os muçulmanos têm de alcançar isso é através da leitura do Alcorão durante todo o tempo. Passam horas e horas do dia lendo o livro sagrado, evitando assim, os pensamentos pecaminosos. Não são todos os que fazem isso, pois se acredita que esta é a mais difícil das regras. Somente os mais evoluídos conseguem, ou seja, os Imans (sacerdotes que dão os sermões nas mesquitas) e os profetas .

Decoração para o Ramadan

Barbadinha neh? Se você seguir estes passos básicos, estará livre de todos os seus pecados e garantindo seu espaço ao lado do Todo Poderoso. Vale ou não vale a pena??? Confesso que não consigo ficar nem duas horas em jejum, imagina o dia inteiro. E o pior é que nesta época do ano o calor é infernal, chega a fazer 50 graus  nos dias mais quentes, não poder beber água é quase um suicídio!! Alá que me perdoe!!!

Mas também existe um lado do Ramadan que particularmente me agrada. A decoração!! A cidade fica toda iluminada com lanternas e tecidos estampados. As mesquitas mantêm suas luzes brilhantes e coloridas por toda a noite. As pessoas vestem-se mais arrumadas e estão mais limpas (acreditem). Inclusive a cidade fica mais limpa. Realmente muito bonito de se ver.

Agora que vocês aprenderam um pouquinho sobre o Ramadan, já posso futuramente contar como foi o meu primeiro mês vivendo esta experiência. Antecipo que a ida ao supermercado nestes últimos dias ficou impossível, pois todos estavam abastecendo as suas dispensas para a preparação dos quitutes noturnos. O Rodrigo teve uma experiência inesquecível, enquanto eu estava presa no trânsito (cerca de 1 hora e meia) a caminho de casa, ele foi as compras. Me parece que foi super agradável.

Ahhh!!! A faxineira não veio hoje!!! Porque será????

Beijo à Todos

13 comentários (+add yours?)

  1. Patricia
    Mar 18, 2015 @ 03:49:41

    Oi
    Tudo bem? Pretendo estar em cairo em maio, mas ouco tantos comentarios de perigo. Voce pode me dizer a realidade do cairo ou melhor de um geral no Egito por favor. Obrigada

    Responder

    • Andréia
      Mar 18, 2015 @ 16:16:10

      Patrícia, não estou mais morando no Cairo. Mas acredito e segundo amigos que moram lá que está ok para turismo!

      Responder

  2. annapaolla
    Jun 17, 2012 @ 02:47:44

    ESTOU VIVENDO UM INTENSO AMOR…. VIRTUAL, MAS QUE ESTÁ PRÓXIMO DE SE CONCRETIZAR…. ESSE BLOG ME AJUDA MUITO A ENTENDER SOBRE SO EGITO…. BJUSSS

    Responder

  3. Angelica
    Ago 23, 2010 @ 17:04:03

    Estou lendo todas os tópicos do site. Estou adorando. Estarei em Fevereiro no Cairo. Espero poder vivenciar melhor a cultura. Por acaso conhece alguma brasileira no Cairo que ensina árabe egípcio? Abraços

    Responder

    • Andréia Feijó
      Ago 23, 2010 @ 17:43:48

      Que legal, aproveite bem a viagem!!
      Também estou a procura de uma professoara, mas português – arabe é bem difícil!

      Responder

  4. Gomes :D
    Ago 17, 2010 @ 14:15:32

    oi Andreia!!fico muito feliz por sua resposta:))olha quero te dizer também, que essa sua idéia de escrever(A PALAVRA DO DIA)é muito importante.Estou aprendendo ou seja:escrevendo-as todas!!!:)sim… estou querendo também ir passar ums dias em Cairo.Mais é como a Cintia disse, vou dar primeiro ums mergulhos boms também:DD mais, näo é em sharm e sim :em Hurghada:DD ai eu também já näo vejo a hora, de chegar por ai nesse Egitäo!!! Andreia se vc aceitar, gostaria de te mandar meu Email.Que vc acha?? eu também näo moro no Brasil.Um igualmente grande abraco Andreia. RAMADAN KARIM!!!!:)

    Responder

  5. Cintia
    Ago 17, 2010 @ 08:31:10

    Ola Andrea!
    Tambem estou aprendendo muito com seu blog! Interessantissimo! Eu te mandei um email vc recebeu? Estou procurando coisas sobre o Egito pois estarei visitando O Egito em Setembro, e acabei encontrando seu blog!
    O que vc escreveu sobre a familia estar no Brasil foi o maximo, me identifiquei muito pois mora na Inglaterra a alguns anos… e tambem percebi isso qdo vou ao Brasil. A saudade e imensa mas a vida aqui ja faz parte de mim tambem!
    Vou visitar o Cairo, voce indicaria algo p ver? Claro vamos fazer as visitas basicas etc…mas se quiser indicar algo seria otimo!!!
    Muito obrigada – tudo de bom!!! Grande abraco
    Cintia Gardner

    Responder

    • Andréia Feijó
      Ago 17, 2010 @ 09:35:02

      Oi Cintia.
      Obrigado por acompanhar meu blog. Fiquei super feliz em perceber quantas pessoas se identificaram com o texto sobre a família. Só quem passa por isso sabe o que significa. Quanto à sua viagem, te recomendo que além dos passeios tradicionais (piramides, cidadela, Khanal al Khalili) você também passeie, de preferência a pé, nos bairros de Maady, Zamalek e Mohadessim. Tem várias lojinhas por lá e o clima é bem gostoso no fim da tarde. Aproveite para comprar lençois egípcios, são maravilhosos. Existe também a pirâmide de Saqara que não é muito famosa mas é muito linda, além de ser a mais antiga. Se tiver tempo, de um pulinho nas praias do Mar Vermelho, são maravilhosas. Qualquer dúvida é só entrar em contato.
      PS: Não recebi seu e-mail.
      Abraço

      Responder

      • Cintia
        Ago 17, 2010 @ 10:14:07

        Muito Obrigada pelo sua resposta! Vou anotar esses lugares e pedir p nosso guia nos levar. Entao estaremos hospedados em Sharm El Sheikh e faremos um Day Trip em Cairo, e bem corrido mas chegaremos bem cedinho e voltaremos a noite entao acho que vai dar p fazer varias coisas! Essa Piramide de Saqara e perto das outras piramides? Alias li o que vc escreveu sobre Sharm El Sheikh, so p te falar pois vc achou q nao e tao divulgado ne? Na verdade aqui na Europa e um dos lugares “mais” divulgados para Ferias! Ingleses, Italianos, Suicos, etc… muito Europeu vai para la! Qdo eu morava no Brasil ja tinha ouvido falar do mergulho pois eu faco mergulho autonomo, mas realmente como ferias nao e muito divulgado no Brasil ne? Talvez pela distancia e pelo valor altissimo p chegar la do Brasil ne? Aqui da Europa tem voos super em conta p chegar em Sharm! Nao vejo a hora desse viagem!
        Mandei um email pergunando como vc foi morar no Egito? Achei interessante, eu vim p Londres como estudante a 7 anos, gostei muito e fiquei…resumindo a historia…

        Responder

        • Andréia Feijó
          Ago 17, 2010 @ 12:36:25

          Sharm é tudo de bom!! Vou para lá em Setembro também com meu pai que vem me visitar. Se você vai ficar só um dia aqui no Cairo então não vai dar tempo de ver tudo. Vai nas pirâmides e no mercado que é bem legal! Eu vim parar aqui porque meu marido foi transferido pela sua empresa. Resolvemos topar o desafio e estamos aprendendo muito! Aprender sobre culturas tão exóticas sempre me interessou bastante!
          Um Beijão

          Responder

  6. gomes
    Ago 14, 2010 @ 16:02:47

    Estou aprendendo, muitas coisas nesse seu blog!! rsrsrsrsrssrsrsr e estou gostando muito!!! olha… Andreia,vc tem tudo pra dizer que naceu ai(egipcia)rssrsrsrsrsrsrrssr(sorry!) brincadeirinha é que nesse seu blog, entendo e sinto que vc näo esconde nada sobre o egitäo.:D continue assim é como se diz o ditado, vivendo e aprendendo!!!! e eu estou com vc nessa também!!! beijäo…..ahhh!! PS: sobre a faxineira näo te preo:D acredito que a mesma estar se arrumando(finalmente é ramadan né!!)pra voltar com toda forca para fazer a limpeza geral.:D

    Responder

    • Andréia Feijó
      Ago 15, 2010 @ 06:24:28

      Obrigado Gomes por participar. Realmente procuro ser bem sincera quanto ao Egito. De que seria útil informações enganosas. acho que você tinha razão quanto à faxineira. Hoje ela veio firme e forte!!!!
      Grande abraço

      Responder

Deixe uma Resposta

Quantos já passaram por aqui...

  • 336,119 acessos

del.icio.us

The best

RSS A História de uma gata

  • Memorial 19/05/2016
    Tá tudo certo. Resolvido. Jurado e sacramentado. Até que percebo uma leve alteração na respiração ao estacionar o carro e meu coração acelerar no elevador e bater na garganta quando chego na porta. Ela abre. Eu disfarço. Faço uma piada, enquanto minha mente me joga, sem dó, frames de sons, momentos e sensações. Me lembra que voltei a brotar ali .E eu penso n […]
    noreply@blogger.com (Fernanda Copatti)

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 354 outros seguidores

