O TEU CABELO NÃO NEGA…

Palavra do Dia:

Cabelo: Cha r

***********************************************************************************************

 Desde que me mudei aqui para o Cairo tenho conseguido conviver mais com as brasileiras que moram por aqui. Existem cerca de 200 brasileiros residindo na cidade ao todo. Algumas destas mulheres vieram a trabalho, outras são casadas com egípcios, outras casadas com estrangeiros que também estão de passagem.  Nós chamamos este grupo de comunidade brasileira e fazemos encontros mensais, onde comemos comidinhas do nosso país e fazemos novas amizades.

Uma de minhas amigas está aqui há muito tempo. Casada com um egípcio, ela conhece e tem várias amigas locais. Ela está sempre correndo para lá e para cá, fazendo de tudo um pouco e principalmente, ajudando pessoas. Buenas!! Dia desses estávamos almoçando juntas e eu comentei que era “metida” a cabeleireira. Havia trazido um kit de escova progressiva profissional para cá e estava oferecendo o tratamento para algumas amigas. Logo ela veio com a idéia:

– Vamos fazer nas egípcias. Elas pagam um bom dinheiro!!!

Opa!!! Money!!!  To dentro!!!

O que eu não esperava era o que estava por vir…

Ela marcou a primeira “cliente”. Uma professora famosa de dança do ventre. Quando digo famosa, quero dizer que ela é a “Bam Bam Bam” de Bally Dance aqui. Está sempre viajando e dando cursos pelo mundo todo. É a professora das professoras!!! Dito desta forma, logo imaginei uma mulher cheia de classe e com um corpo lindo! Pensamento bem brasileirinho este neh? Beleza!!! Vamo nessa!

Chegamos na casa da moça e eu descobri , rapidamente a verdade. Tratava-se de uma mulher de seus 40 anos, loira (aham) e com um peso, vamos dizer assim, beeeemmmm acima do que eu imaginava. Ela estava vestida apenas com uma camiseta (dentro de casa pode) e não fez a menor questão de se trocar quando chegamos. A impressão que ela me passou foi tudo, menos a de delicadeza, o que se espera de uma bailarina. A casa estava cheia de gente, acredito que alunas e amigas. O lugar era extremamente bagunçado e perto do que eu havia imaginado, era bem pequeno até. Lá dentro tinha um estúdio de dança e foi ali que arrumei o cabelo dela.

Quando você chega à casa de um egípcio, a conversa nunca é direto ao ponto. Primeiro você senta, bebe alguma coisa, fala de sua vida e só depois (1 hora mais ou menos) é que você faz aquilo que realmente foi fazer. Confesso que não tenho a menor paciência para o tal “lero lero”, então assim que ocorreu uma brecha na conversa eu disse:

– Posso ver seu cabelo?

Quando toquei no cabelo dela senti a maldade!!!! Senhor!!!! Imaginem uma vassoura loira usada. Caramba minha filha!!! Já ouviu falar em hidratação??? Aquele loiro de farmácia tipo cor de gema de ovo dava um toque final às madeichas. Detalhe: Ela ADORA o cabelo dela!!! Eu, como uma pessoa que preza a natureza e a saúde dos fios fui logo avisando…

– Você devia fazer um tratamentosinho no seu cabelo…

– Pra que??? Respondeu ela como se eu fosse uma retardada.

– Pra dar mais vida, mais leveza, blá blá blá…

– Imagina!!! Meu cabelo é super saudável!!

Me calei.

Bom. Comecei a explicar a ela que o produto era parecido com um relaxamento, que iria hidratar e alisar o cabelo dela e que só continha 0,2% de FORMOL e… Neste momento o tempo parou por alguns instantes e então a mulher logo teve um treco!

– Sem Formoooolllllll???

Ela queria que eu passasse mais formol no cabelo dela. Que ela estava acostumada, que não tinha problema e lá vai explicação! Ficou desapontada. E eu achando que ia arrasar com minha preocupação pela saúde dela.

Abre Parênteses

Para quem não entende “bulhufas” de cabelos, a Anvisa só autoriza 0,2% de formol nos produtos para alisamento. O detalhe é que o que realmente faz o cabelo ficar liso é o tal do formol. Mas ele pode trazer conseqüências graves tanto aos cabelos quanto à saúde.

Fecha Parênteses

No fim a mulher resolveu testar o meu produto, com a condição de que se ela não gostasse, eu voltaria lá e aplicaria o formol (que ela tinha em casa). Fiz todo o procedimento e em MINHA opinião o cabelo dela ficou super bom. Claro que o cara que fez milagre já foi embora do Egito a muito tempo!!! Aqueles cabelinhos “pixains” que ficam na testa, não se resolvem nem com reza braba!

Ela se olhou no espelho, e não disse nada! Fiquei com aquela cara de chinelo e então complementei:

– Qualquer coisa você me liga tah?

– Aham!

Fui para casa cheia de preocupações e pensando…

 – O que eu vou fazer se a mulher quiser passar formol puro no cabelo? O cabelo dela vai cair! Ai meu Deus!!!  E se cair mesmo? Ela vai dizer que sou eu a culpada! Eu vou sumir desse país!!!

Fiquei paranóica (só para variar) e cheguei até a sonhar com a bendita mulher.

No domingo a amiga dela me liga.

– A Madame fulana queria que você voltasse aqui para aplicar o outro produto nela

Marcamos o dia e lá fui eu na casa dela de novo. Apliquei o tal do formol e confesso: O cabelo ficou bem lisinho! UFA!!!!! Não caiu nenhum fio e até agora não recebi nenhuma ligação de advogado me cobrando danos físicos.

O engraçado é que as egípcias escutam qualquer bobagem por aí e já querem sair comprando. Uma cliente perguntou sobre um produto que era brasileiro e que era maravilhoso e tal. Quando ela me disse o nome, eu caí na risada. Era um produto de prateleira de supermercado, super comum. E ela dizia que era a salvação de todos os cabelos hehehe. Tudo o que é brasileiro elas querem. Não sei quem foi que disse para elas que as brasileiras têm cabelo bom. Hehehehe (sem ofensa).

Depois dela já fiz mais uma progressiva e duas queratinas. To me virando e ganhando uns “pila” por aqui. Claro que o cabelo delas é literalmente uma “dureza”, sendo elas africanas não poderia ser diferente não é mesmo? Mas com um pouco de jeito e insistência até dá para obter um resultado satisfatório. Uma coisa eu sempre digo: Nínguém dorme uma fulana e acorda a Gisele Bundchem né?  Nem a própria Gisele!!! Mas não é impossível chegar lah!

Beijo à Todos

8 comentários (+add yours?)

  1. Carina
    Jun 16, 2012 @ 22:24:58

    Vende Herbalife para ela, os shakes, chás e também o shampoo, vai vender muito Adorei teu blog e a forma divertida como escreves, Tu é gaúcha? …Escreveu ‘Pila”
    Abraços Guria

    Responder

  2. pharasbsbela
    Out 23, 2011 @ 17:47:45

    Opa! eu sou brasileira e tenho cabelo lisérrimo haha. S2

    Responder

  3. Julia
    Nov 19, 2010 @ 03:27:19

    Vixiiiiiiiiiiiii quando cheguei em Alexandria tudo lindo e mara. Foi passar 2 meses com aquela úmidade do mar e água meio salgada do chuveiro que meu cabelo afro apareceu. Nossa, nos últimos dias antes de vir eu tinha até vergonha do cabelo hehehehehhe de tão duro e parecendo uma margarida hahahha. Algumas vezes até usei véu para cobrir de tão horroroso que tava!!!
    ma3a el salama

    Responder

  4. flor
    Out 30, 2010 @ 04:03:04

    Dê uma boa lida neste site antes que seja tarde:
    http://euamocabelo.blogspot.com/

    Responder

  5. Angela
    Set 16, 2010 @ 15:23:17

    RSSS ,Meu Deus to caindo de rir aqui ate agora com seu blog e a situacao com essa “Senhora” egipcia dancarina,estas de parabens com que escreves aqui gostei muito,tambem morei no egito por 1 ano e sai de la para morar nos emirados,sou brasileira casada com egipcio ha 6 anos enfim acho interessante seu blog e fala-se a realidade,aconselho pessoas que queiram visitar ou residir no egito que leiam seu blog primeiro,enfim estou a voltar ao egito logo e gostaria de entrar em contato contigo(obs: a falta de pontuacao portuguesa em meu comentario e que meu lap top so tem ingles e arabe nao tendo acentos em portugues haha)

    Carinhosamente;

    Angela

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Quantos já passaram por aqui...

  • 336,119 acessos

del.icio.us

The best

RSS A História de uma gata

  • Memorial 19/05/2016
    Tá tudo certo. Resolvido. Jurado e sacramentado. Até que percebo uma leve alteração na respiração ao estacionar o carro e meu coração acelerar no elevador e bater na garganta quando chego na porta. Ela abre. Eu disfarço. Faço uma piada, enquanto minha mente me joga, sem dó, frames de sons, momentos e sensações. Me lembra que voltei a brotar ali .E eu penso n […]
    noreply@blogger.com (Fernanda Copatti)

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 354 outros seguidores

%d bloggers like this: