PALAVRAS DO MARIDEX RODRIGO!!!

Um pouco sobre tudo.

Uma das perguntas que mais respondo sobre o Egito é: “Qual a principal diferença entre Brasil e Egito?” Não é uma pergunta fácil de responder em 3 minutos, mas já tenho uma resposta pronta na ponta da língua.

A resposta é 4.500 anos.

Este país tem aproximadamente 5.000 anos de historia enquanto o Brasil, somente 500. Somos uma criança (em matéria de história) quando nos comparamos a eles. Aqui, 2.000 anos antes de Cristo, já existiam arquitetos, residências, ruas, sistema de abastecimento de água, peças de ouro, técnicas de embalsamento, ferramentas, barcos, camelos, e uma infinidade de outros sinais de que o Egito em seu tempo era sociedade extremamente desenvolvida.

Então surge outra pergunta: Por que então, passaram de um país desenvolvido a 3.000 anos para um país atrasado nos dias atuais? Boa pergunta. Eu não sei, mas tenho uma teoria.

Por volta do ano 630 D.C. na Arábia Saudita, Maomé funda o islamismo e passa a expandir a países vizinhos seu modo de pensar, e o Egito foi um destes países. Para se ter idéia do feito de Maomé, ele conseguiu dominar uma área que vai do Iraque ao Marrocos, incluindo ainda a Turquia. Para o Oriente, dominou até a Indonésia, um dos maiores países muçulmanos do mundo. Não sou contra o Islã, nem contra religiões, mas isso me parece ter sido o ponto inicial dos problemas do Egito.

Não que o Islã pregue o atraso, ou que o Islã exija que todos sejam subdesenvolvidos, não é isso, mas o Islã prega que a religião esteja sempre, sempre em primeiro lugar. Isso talvez traga aos muçulmanos a impressão de que, se estou bem com Alá, não preciso de mais nada. Este sentimento de conformidade e passividade, pode ter levado o Egito de uma potencia em seu tempo, a um país repleto de problemas, pobreza e dificuldades que hoje é uma de suas principais características.

Obviamente sei que o Brasil também enfrenta inúmeros problemas de pobreza e miséria, mas não vejo isso como resultado de um excesso de religiosidade como eu sinto aqui. Mas é só uma teoria.

********************************************************************************

Coisas boas do Egito.

 

Outra pergunta bastante freqüente quando falamos do Egito é: “Quais são as coisas boas do Egito?” Aqui temos muitos problemas, mas também temos muitas coisas boas, vamos a elas:

1) Clima: Sabe aqueles 5 minutos em todos os telejornais que falam sobre o tempo? Sabe aquele guarda roupa que temos que ter dentro do porta-malas do carro? Esqueça. O sol brilha em media 360 dias aqui no Egito, e quando chove pode-se contar as gotas. Portanto podes programar qualquer atividade ao ar livre que o tempo é garantido. Faz friozinho no inverno, mas nada que quem mora em Caxias do Sul não possa agüentar com um casaquinho leve.

2) História: 5.000 anos e milhares de histórias para contar. Inúmeros personagens interessantes e construções que tem 10 vezes mais idade que o Brasil.

3) Frutas: Extremamente doces devido a grande quantidade de sol, melão, manga e goiaba estão entre as melhores. Tâmaras também são fantásticas e estão em qualquer lugar, é só pegar.

4) Compras: O padrão de vida aqui é menor que o Brasil. Então às vezes tens a sensação que podes comprar tudo a um preço bem mais razoável que o por aí, mesmo nas lojas mais requintadas. Por isso é preciso se controlar um pouco. Já nos mercados de rua, os preços são bem mais baixos e se pode comprar de tudo.

5) Chá de menta: Simplesmente excelente feito com menta natural e fresca, e tem também a limonada com menta.

6) O mar: Sharm El Sheikh é o mar mais azul que eu vi na minha vida. Ainda tem, Hurgada, Daha e Ras Mohamed, locais de mergulho incríveis.

7) A proximidade da Europa: 2 horas de vôo da Grécia, 3 horas de Roma, 4 horas de Paris, 5 horas de Londres, quer mais? E tudo isso a R$ 700,00.

Grande Abraço!!!

Rodrigo

2 comentários (+add yours?)

  1. Julia
    Nov 18, 2010 @ 23:48:30

    Olá!

    Não acredito que a religião tenha atrasado o Egito mas sim este “presidente” que está há mais de 27 anos no poder. Lógico que, o povo também não ajuda … não luta muito por nada. Nesse quesito, nós brasileiros, somos bem parecidos com eles.
    E, pelo jeito, vocês moraram ou são daqui do sul ou estou enganada? Eu morei em Alexandria com meu marido de maio à dezembro de 2009. Foi a melhor época da minha vida e Inshallah quero voltar a morar ai. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que sei que tem por ai.
    bjkas e boa estadia ai para vocês!!!!

    Responder

    • Andréia Feijó
      Nov 20, 2010 @ 20:07:48

      Acredito que seja um conjunto de fatores mesmo!!!
      Moramos no Cairo. Acabamos de conhecer Alexandria! Uma bela cidade!!!
      Beijão e obrigado por participar!!!

      Responder

Deixe uma Resposta

Quantos já passaram por aqui...

  • 336,119 acessos

del.icio.us

The best

RSS A História de uma gata

  • Memorial 19/05/2016
    Tá tudo certo. Resolvido. Jurado e sacramentado. Até que percebo uma leve alteração na respiração ao estacionar o carro e meu coração acelerar no elevador e bater na garganta quando chego na porta. Ela abre. Eu disfarço. Faço uma piada, enquanto minha mente me joga, sem dó, frames de sons, momentos e sensações. Me lembra que voltei a brotar ali .E eu penso n […]
    noreply@blogger.com (Fernanda Copatti)

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 354 outros seguidores

