CONHEÇA O CAIRO

 mapa cairoUm passeio à Grande Pirâmide de Gizé – a única sobrevivente das sete maravilhas do mundo descritas pelos gregos – é como mergulhar na história de uma civilização imortal. Habituados a vê-la ao longe, nos filmes e documentários ou em fotografias de livros de história e revistas de viagens, estacar no sopé dos blocos milenares que a compõem e olhar para o topo, transmite-nos uma sensação de grandiosidade incomparável à de qualquer outra estrutura erguida pelo homem. Construída para preservar o túmulo de Chéops, faraó da IV dinastia (2575 anos antes de Cristo), a Grande Pirâmide tem uma altura de 146 metros e é constituída por 2,5 milhões de blocos de pedra, alguns dos quais pesando 15 toneladas!

A pirâmide de Chephren, construída a Sudoeste da do seu pai, é ligeiramente mais baixa (136 metros), com uma base de 215,5 metros quadrados, enquanto a pirâmide de Mycerinus, no mesmo alinhamento tem, apenas, 62 metros de altura. Junto à Grande Pirâmide, no flanco Este, jazem ainda três pequenas pirâmides dedicadas às suas mulheres ou parentes chegados. Os antigos egípcios erigiam as pirâmides como túmulos dotados de todas as condições para a vida no além, porque acreditavam na ressurreição e na imortalidade. Os corpos dos faraós eram transportados pelo Nilo em grandes barcos de madeira. Um deles, com 43,5 metros de comprimento foi recuperado e encontra-se exposto num museu próprio, junto à Grande Pirâmide.

Outros dos mais famosos monumentos do mundo é a Esfinge, uma estátua legendária de um corpo de leão com uma cabeça de homem, cujo rosto se assemelha vagamente ao do próprio Chéops. Tem 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e ganha contornos fantasmagóricos, à noite, durante os festivais de som e luz para os turistas que ali se realizam diariamente.

Se tiver tempo, prossiga a viagem 24 quilómetros a Oeste do Cairo, até às ruínas de Memphis – erigida pelo Rei Menes, 3100 anos antes de Cristo, é a mais antiga capital do Egipto -, onde poderá ver a colossal estátua de Ramses II e até Saqqara – o mais velho cemitério do país -, com a pirâmide em escada construída em 2650 antes de Cristo pelo célebre arquitecto Imhotep, para o Rei Djoser e composta por seis  “mastabas” sobrepostas no topo umas das outras. É o mais antigo monumento do mundo.cairo

Não deixe a cidade sem, antes, visitar o Museu do Cairo, que abriga os mais fabulosos tesouros do Antigo Egipto (mais de 100 mil peças), nomeadamente, todo o recheio do túmulo de Tutankhamon, com a sua fabulosa máscara mortuária em ouro pesando mais de 10 quilos e os seus diversos sarcófagos. Apenas a múmia do faraó permanece no seu túmulo, no Vale dos Reis. Nas restantes salas do museu poderá admirar muitas outras múmias e sarcófagos de homens e animais (especialmente, gatos); colecções completas de artefactos que nos permitem imaginar com um realismo impressionante como era a vida no Egipto no tempo dos faraós; restos de sementes, outros alimentos e oferendas que acompanhavam os defuntos para o além – para espanto de muitos arqueólogos, foram descobertos potes com mel com mais de quatro mil anos em perfeito estado de conservação; e uma vasta galeria de estatuária greco-romana e egípcia de deuses, reis, príncipes e princesas de todas as dinastias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Quantos já passaram por aqui...

  • 336,119 acessos

del.icio.us

The best

RSS A História de uma gata

  • Memorial 19/05/2016
    Tá tudo certo. Resolvido. Jurado e sacramentado. Até que percebo uma leve alteração na respiração ao estacionar o carro e meu coração acelerar no elevador e bater na garganta quando chego na porta. Ela abre. Eu disfarço. Faço uma piada, enquanto minha mente me joga, sem dó, frames de sons, momentos e sensações. Me lembra que voltei a brotar ali .E eu penso n […]
    noreply@blogger.com (Fernanda Copatti)

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 354 outros seguidores

%d bloggers like this: